DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

Educação

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar

Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar

Pós-Graduação Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar, Embasamento teórico à profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.

Espera-se que o especialista em Docência do Ensino Superior saiba refletir sobre o significado da profissão Docente, analisando as condições técnico-pedagógicas que favoreçam o bom desempenho docente, incluindo as novas tecnologias da informação e da comunicação como elementos que contribuam para a inovação da prática pedagógica.

INSPEÇÃO ESCOLAR Formar especialistas para atuarem no campo da Inspeção Escolar. O curso destina-se a todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuarem no exercício da Inspeção Escolar, poderão contribuir e oferecer melhores subsídios teórico-metodológicos para desenvolvimento de competências administrativas, técnicas, políticas e pedagógicas para o exercício das funções de Inspetor Escolar, na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual de Educação.

À  medida que as mudanças legais foram ocorrendo no sistema educacional, foram também ampliando as atribuições da inspeção escolar, enfatizando a importância do assessoramento técnico e da colaboração aos sistemas de ensino, sendo uma constante a preocupação no sentido de orientar e aperfeiçoar, muito mais do que fiscalizar.

A inspeção é a função, por excelência, que tem a incumbência e os meios legais de verificar se os parâmetros prescritos foram seguidos, como também a competência técnica para orientar e aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento escolar, conforme as políticas definidas pelo sistema de ensino. 

Objetivo Geral 

Especializar profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.

Objetivos Específicos 

a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e solidária.

Público-alvo

Todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuar no exercício da Inspeção Escolar, nas funções de Inspetor Escolar e na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual.

Matriz Curricular, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

MÓDULOS DISCIPLINA C.H VIDEOAULA NÚCLEO
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 30 h Videoaula FaSouza libras - língua brasileira de sinais Núcleo Comum
Mód. 02 COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL 30 h Videoaula FaSouza comunicação e marketing pessoal Núcleo Comum
Mód. 03 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30 h Videoaula FaSouza didática do ensino superior Núcleo Comum
Mód. 04 ASPECTOS FILOSÓFICOS 30 h Videoaula FaSouza aspectos filosóficos Núcleo Comum
Mód. 05 RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS 30 h Videoaula FaSouza relacionamentos interpessoais Núcleo Comum
Mód. 06 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE 30 h Videoaula FaSouza políticas educacionais e formação docente Núcleo Comum
Mód. 07 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 60 h Videoaula FaSouza aspectos socioantropológicos Núcleo Comum
Mód. 08 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60 h Videoaula FaSouza metodologia da pesquisa científica Núcleo Comum
Mód. 09 AS “TICDIS” – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO DIGITAIS E SOCIABILIDADES 70 h Videoaula FaSouza as “ticdis” – tecnologias de informação, comunicação digitais e sociabilidades Núcleo Específico
Mód. 10 ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 70 h Videoaula FaSouza ética e administração pública Núcleo Específico
Mód. 11 GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA 70 h Núcleo Específico
Mód. 12 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO 70 h Núcleo Específico
Mód. 13 PRÁTICAS DA INSPEÇÃO ESCOLAR 70 h Núcleo Específico
Mód. 14 PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO - EDUCAÇÃO BÁSICA 70 h Núcleo Específico

  Carga Horária Total: 720 horas
  (C = Comum)          (E = Específico)

whatsApp FaSouza