COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 360 HORAS

Educação

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 360 HORAS

Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas 360 horas

Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas 360 horas

Pós-Graduação Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas 360 horas, abordar junto aos alunos a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas como ferramentas/recurso quando há dificuldades motoras que impedem a aprendizagem ou se verifica dificuldades em falar e escrever (Browning, 2008), pois, e embora muitas crianças aprendem a falar por imitação, quando o desenvolvimento não ocorre dentro da norma, é necessário ensiná-las (Kumin, 2008).

Em casos de défices graves de comunicação, utilizam-se palavras, símbolos e recorre-se ao uso do computador (Ponte, 2009), como por exemplo, nas crianças com Síndrome de Down (Kumin, 2008), com Autismo ou Paralisia Cerebral.

O aprofundamento nos estudos sobre a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas é relevante no sentido de que o aluno que irá trabalhar com educação inclusiva precisa saber que esse tipo de estratégia deve ser usada o mais cedo possível, para permitir o desenvolvimento da autonomia e a participação nas atividades da escola (Ponte, 2009). A maioria das aprendizagens acontecem no período pré-escolar, por isso é vantajoso intervir nesta fase, para evitar dificuldades na aprendizagem no futuro (CERCIFAF, 2009).

Neste sentido, a Intervenção Precoce aparece como uma medida de apoio à criança, em risco de atraso de desenvolvimento ou com necessidades educativas especiais (dos 0 aos 6 anos) e sua família, e tem como objetivo minimizar os efeitos negativos no desenvolvimento da criança (CERCIFAF, 2009).

Objetivo Geral 

Compreender a importância da Comunicação Alternativa ou Aumentativa e das Tecnologias Assistivas na vida das pessoas com NEE – necessidades educativas especiais no sentido de promoverem melhorias nas AVDs – atividades de vida diária e consequentemente em sua autonomia e autoestima.  

Objetivos Específicos 

a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e consciente.

Público-alvo

O curso de Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva é destinado a alunos e profissionais graduados em várias áreas do conhecimento, e que tenham interesse em se capacitar e atuar na área da educação especial inclusiva.

Matriz Curricular, COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 360 HORAS

MÓDULOS DISCIPLINA C.H VIDEOAULA NÚCLEO
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 20 h Videoaula FaSouza libras - língua brasileira de sinais Núcleo Comum
Mód. 02 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 20 h Videoaula FaSouza didática do ensino superior Núcleo Comum
Mód. 03 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 20 h Videoaula FaSouza metodologia da pesquisa científica Núcleo Comum
Mód. 04 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 50 h Videoaula FaSouza comunicação alternativa Núcleo Específico
Mód. 05 TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 50 h Videoaula FaSouza tecnologias assistivas Núcleo Específico
Mód. 06 USO DO SOROBAN 50 h Núcleo Específico
Mód. 07 UTILIZAÇÃO DOS VOCALIZADORES 50 h Núcleo Específico
Mód. 08 ERGONOMIA 50 h Núcleo Específico
Mód. 09 ACESSIBILIDADE 50 h Núcleo Específico

  Carga Horária Total: 360 horas
  (C = Comum)          (E = Específico)

whatsApp FaSouza