LUDICIDADE E PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Educação

LUDICIDADE E PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e institucional

Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e institucional

Pós-Graduação Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e institucional, analisar a importância da atuação da inserção do lúdico no atendimento psicopedagógico, pois a linguagem dos jogos e brincadeiras é a primeira a se constituir sendo de extrema importância para a criança na infância e anos iniciais da sua educação básica. Através dos jogos e brincadeiras a criança se expressa, aprende, manifesta seus sentimentos, se desenvolve, socializa e se prepara de forma prazerosa para a inserção no mundo adulto. Assim, a brincadeira é tão importante para a criança como o trabalho para o adulto.

O aprofundamento de estudos acerca da ludicidade nos atendimentos psicopedagógicos se revela cada vez mais necessário e pertinente tendo em vista sua importância e eficiência tanto para o diagnóstico, quanto para a prevenção e intervenção no sentido de ajudar as crianças a vencerem suas, limitações, traumas e demais manifestações que atrapalham o seu desenvolvimento emicional, social e cognitivo saudável.

Objetivo Geral 

Compreender a importância da ludicidade no campo da psicopedagogia como ferramenta que irá auxiliar na compreensão dos fenômenos e possíveis transtornos e limitações que por ventura venham a se manifestar durante a infância.

Objetivos Específicos 

a) Perceber a inserção da ludicidade nos atendimentos psicopedagógicos como um aliado na melhoria do processo de diagnóstico e intervenção;

b) Verificar que a ludicidade é relevante em se tratando de atender crianças no tocante ao seu desenvolvimento pois trata-se da linguagem própria da criança.

Público-alvo 

Pedagogos, psicólogos e professores.

Matriz Curricular, LUDICIDADE E PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

MÓDULOS DISCIPLINA C.H VIDEOAULA NÚCLEO
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 30 h Videoaula FaSouza libras - língua brasileira de sinais Núcleo Comum
Mód. 02 COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL 30 h Videoaula FaSouza comunicação e marketing pessoal Núcleo Comum
Mód. 03 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30 h Videoaula FaSouza didática do ensino superior Núcleo Comum
Mód. 04 ASPECTOS FILOSÓFICOS 30 h Videoaula FaSouza aspectos filosóficos Núcleo Comum
Mód. 05 RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS 30 h Videoaula FaSouza relacionamentos interpessoais Núcleo Comum
Mód. 06 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE 30 h Videoaula FaSouza políticas educacionais e formação docente Núcleo Comum
Mód. 07 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 40 h Videoaula FaSouza aspectos socioantropológicos Núcleo Comum
Mód. 08 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 40 h Videoaula FaSouza metodologia da pesquisa científica Núcleo Comum
Mód. 09 BRINQUEDOTECA 70 h Núcleo Específico
Mód. 10 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E DESENVOLVIMENTO HUMANO 70 h Núcleo Específico
Mód. 11 PROCESSO DIAGNÓSTICO EM PSICOPEDAGOGIA 70 h Núcleo Específico
Mód. 12 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 70 h Videoaula FaSouza psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem Núcleo Específico
Mód. 13 PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE 70 h Núcleo Específico
Mód. 14 FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA 70 h Videoaula FaSouza fundamentos da psicopedagogia Núcleo Específico
Mód. 15 ESTÁGIO (OPCIONAL)
O estágio será cobrado para matrículas a partir de 09/03/2021
40 h Videoaula FaSouza estágio (opcional) Núcleo Específico

  Carga Horária Total: 720 horas
  (C = Comum)          (E = Específico)

whatsApp FaSouza