Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
O direito à acessibilidade vem promovendo através de órgãos públicos ou privados, diversas mudanças nas condições de acesso a esses espaços, com a construção de rampas, com a adaptação dos equipamentos, do mobiliário, do transporte coletivo e dos sistemas e meios de comunicação e informação, permitindo aos portadores de deficiência uma maior aproximação aos serviços prestados à coletividade.
Banheiros Adaptados
Destacamos a importância dos banheiros adaptados, e com sinalização de emergência.
A Faculdade FaSouza tem a preocupação e o dever de proporcionar acessibilidade e infraestrutura adequada para todos os alunos com deficiência, isso é fundamental para garantir qualidade de vida e autonomia a eles. Toda a estrutura da Fasouza foi projetada seguido as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o intuito de padronizar a estrutura e assegurar a qualidade. Cada vez mais, procuramos soluções que facilitam a usabilidade em todos os ambientes da nossa estrutura física.
Identificação em Braile nas Escadas
A placa braile para corrimão indica e orienta os usuários sobre o início, término e localização exata do andar em trajetos de rampas e escadas, oferecendo autonomia, conforto e segurança ao ambiente. Produto indispensável na estrutura de escadas acessíveis.
Mesa para Cadeirantes
A mesa escolar adaptada para cadeirante tem como principal atributo facilitar o acesso pleno à área de uso, sem qualquer tipo de restrição que, muitas vezes, são impostas por mobiliários comuns não adaptados. Em todas as salas a mesa para cadeirante está localizada próxima a porta de entrada e com acesso a tomadas elétricas nas paredes próximas a base das mesas adaptadas, possibilitam a recarga de cadeiras que possuem baterias.
Piso Tátil
Piso tátil, superfície tátil, pavimento tátil ou podotáteis são faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais. Esses pisos têm, como serventia, auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas. Como revestimento de chão, os pisos táteis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia.
Portanto, deve ser levado em consideração o desenho universal deste produto, lembrando que o seu significado deve ser evidente e de fácil reconhecimento, expressando uma linguagem simbólica onde quer que se encontrem. É fundamental que a implementação do piso tátil seja realizada levando em conta a usabilidade de seu usuário. Deve-se evitar de todas as maneiras guiar o deficiente visual a áreas sem saída ou que possam oferecer perigo. Todo obstáculo deve estar devidamente sinalizado com o piso tátil de alerta. São áreas como portas de elevadores, escritórios e banheiros, escadas, catracas, entre outros.
Placa Braile
As placas de sinalização braile informam e possibilitam a locomoção das pessoas cegas ou com baixa visão em edificações e espaços urbanos. Segundo a norma NBR 9050 além da escrita em braile é necessário que os textos e pictogramas tenham relevo.
É fundamental que toda sinalização seja autoexplicativa, perceptível e legível para todos, inclusive às pessoas com deficiência.
Plataforma Elevatória
A plataforma elevatória para cadeirante da Faculdade FaSouza, tem o objetivo de possibilitar que todo cadeirante tenha acesso as dependências da Faculdade que se encontram no segundo pavimento, a plataforma possui porta de segurança para maior conforto e bem estar dos usuários. A plataforma é mais uma forma de garantir a liberdade e a independência dos alunos cadeirantes.
Sala de Informática Adaptada
Nosso laboratório de Informática conta com espaço adaptado para cadeirante e deficientes visuais ou com baixa visão. Todos os computadores estão equipados com os softwares de acessibilidade como: DOSVOX e VLIBRAS.
DOSVOX: O DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso de microcomputadores da linha PC, através do uso de sintetizador de voz. Este sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a supervisão do analista José Antônio dos Santos Borges, da Divisão de Assistência ao Usuário, para atender às necessidades dos deficientes visuais desta Universidade.
O sistema vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão, sendo este implementado por programadores deficientes visuais, que fazem uso do próprio sistema DOSVOX, sem necessitar de ajuda de pessoas videntes. O sistema conversa com o deficiente visual em Português, sem sotaque, e dá a ele muitas facilidades que um usuário vidente tem. Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/oqedvox.html
VLIBRAS: O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. Fonte: https://vlibras.gov.br/
Teclado Adaptado
Este teclado exclusivo, recebe a adaptação de adesivo na cor amarela, super resistente, com os caracteres ampliados em negrito na cor preta e mais o sistema braile em cada tecla. O adesivo é opaco, sem brilho, garantindo assim que a pessoa com baixa visão também possa utilizá-lo.
Rampa para Cadeirantes
O acesso a Faculdade FaSouza foi projetado dentro das norma NBR 9050 que rege as condições de acessibilidade orientado a forma correta do posicionamento de rampas, corrimãos e espaços. Estamos localizados em uma área privilegiada no bairro Novo Cruzeiro na cidade de Ipatinga – MG, local de fácil acesso, e contamos com vagas para deficientes físicos sinalizadas e posicionadas próximas as rampas de acesso ao interior da Faculdade.
A Fasouza está em constante busca para atender a seus alunos, colaboradores, parceiros e comunidade da melhor forma possível, visando o bem estar comum de seus usuários.